Se vais dedicar vários dias a visitar a bela e romântica cidade de Paris e já viste grande parte do que há para ver, não podes descartar um dos locais mais encantadores e representativos da França setecentista: Versalhes.
O palácio de Versalhes foi a sede da corte dos reis de França, Luís XIV, Luís XV e Luís XVI. O palácio é lindíssimo do ponto de vista arquitetónico em estilo barroco e rococó impressionante. Foi declarado como Património Histórico da Humanidade e constitui uma parte muito importante da história francesa.
Versalhes é composto por três palácios, além de outros espaços que eram utilizados pelos monarcas para passarem o tempo como os jardins. O recinto ocupa uns fantásticos 800 hectares!
Preço
Se te decidires por visitares Versalhes, deves ter em conta que para poderes disfrutá-lo como deve ser tens de ir com tempo, para te perderes nos detalhes dos salões, câmaras, pequenos museus interiores e sobretudo disfrutar dos seus enormes jardins que duraram anos a construir! O preço para entrar nas intalações é de 15 euros por adulto e os menores de 18 anos têm entrada gratuita. Se coincidires a tua visita com o primeiro domingo de cada mês, podes visitá-lo gratuitamente.
Galeria dos Espelhos
Dentro do palácio, uma das salas mais visitadas e importantes é a Galeria dos Espelhos. Este espaço tinha o objetivo de deslumbrar os visitantes de Luís XVI uma vez que ter espelhos naquela época era sinal de um enorme luxo e, em muitos casos, era a primeira vez que as pessoas podiam contemplar-se de corpo inteiro.
Por outro lado, esta sala é um marco histórico e foi muito importante nas celebrações do matrimónio de Maria Antonieta com Luís XVI, a proclamação do Império Alemão e foi onde foi assinado o tratado de Versalhes que terminou com a Primeira Guerra Mundial.
Capela Real
Outros locais de visita obrigatória são a Capela Real, construída numa arquitetura gótica e barroca fenomenal, o Grand Trianon que era a villa que Luis XVI demoliu para fazer uma casa e escapar do protocolo do grande palácio e, claro, os jardins que demonstram uma perfeição e extensão verdadeiramente alucinantes.
Sabendo tudo isto, não duvides em viajar até Paris e abrir um espaço na tua agenda para conhecer Versalhes. Marca já o teu voo com a easyJet e programa uma escapadela para ires conhecer a História que parece um conto de fadas!